terça-feira, 9 de março de 2010

As contradições do socialismo



O texto abaixo foi retirado do excelente blog DELENDA EST CIVITAS. É um artigo escrito em três partes que voce poderá ler na íntegra aqui: http://delendaestcivitas.blogspot.com/


Era uma vez, um país que adotou um novo regime. Nele, o governo e o partido eram um só. Toda a produção foi planejada e conduzida pelo Estado para levar a nação à glória. A classe dos exploradores do povo foi toda extirpada. E o serviço secreto cuidaria do resto. Parece a Rússia pós-revolução comunista de 1917? Mas não é. É a Alemanha nazista.

Acredito que esta seja a mentira mais bem construída do século XX. Tão entranhada e disseminada que é quase um ato reflexo enunciá-la. Pense num regime de extrema-direita. Se você pensou nazismo, como 99% da população, sinto muito informá-lo: você está errado.

"Ora, mas é lógico que o nazismo é de extrema-direita! Quem é você para contradizer isso?" Sou alguém que pensava exatamente assim, até pouco tempo atrás. O nazismo é de direita por quê? Já se questionou sobre isso? Vou relacionar alguns fatos (coisas que esquerdistas odeiam) para colocar tudo em pratos limpos:

1 - O nome completo do partido nazista era partido nacional-socialista dos trabalhadores alemães. Nossos livros e professores de História não gostam de lembrar desse "detalhe".
2 - O nazismo tinha um bode expiatório. Todos os problemas do povo, a hiperinflação, o desemprego, a humilhação do tratado de Versalhes, a fome, a derrota na 1ª Guerra, todos os males possíveis foram creditados aos judeus. A diferença do nazismo pro comunismo é que estes trocam a palavra "judeus" por "burgueses".
3 - Chegando ao poder, os nazistas assassinaram todos os judeus. Chegando ao poder, os comunistas assassinaram todos os burgueses. Parecido, não é?
4 - Criaram uma ideologia mágica que, se fosse implementada à risca, faria o país retomar seu caminho rumo a grandeza, as pessoas perceberiam sua força interna e, unidas, construiriam uma nova sociedade. Estou falando da "supremacia ariana" de Hitler ou do Marxismo? Dos dois.
5 - O nazismo tinha seus campos de concentração. E o comunismo, tinha os "gulags", campos de trabalhos forçados.
6 - Não havia liberdade de expressão, nem de imprensa, nem de opinião no nazismo. E no comunismo, ainda não há.
7 - O único argumento que poderia ser levantado para dizer que o nazismo era de direita, é que os meios de produção não foram todos estatizados. Mas também não é verdade. Ludwig von Mises, brilhante economista austríaco que viveu na Europa nessa época, explicou em sua obra Omnipotent Government, que a economia nazista não tinha propriedade privada de fato, só de nome. O governo nazista passou a controlar, por meio de decretos, toda a produção. O quê era produzido, em que quantidade, qual era o preço de venda, quanto de juros os bancos cobravam, e qual o valor do salário. Os donos dos meios de produção não foram expropriados porque não foi preciso. Eles eram obrigados a executar ordens de produção vindas do governo. O nome dessa "política econômica" era Zwangswirtschaft, isto é, economia de coerção. Nem de longe parecido com o livre-mercado da "direita".
Para os que duvidam deste último ponto, além do livro acima, aluguem também o filme "A lista de Schindler" e prestem atenção em quem realmente mandava na fábrica de Oskar Schindler. E isso era a regra geral.

Já me deparei com alguns argumentos um pouco mais elaborados, tentando dizer que o nazismo era de direita pois ele era anticomunista. As provas seriam o incêndio do parlamento alemão, no qual os nazistas culparam os comunistas, e o próprio ataque à URSS durante a 2ª Guerra.

A esses dois fatos, dou a explicação Highlander: "Só pode haver um". Heloísa Helena e Lula não são de esquerda? Então por quê os dois estão disputando a presidência? Porque só pode haver uma pessoa no poder. Eles não estão se importando se suas ideologias são semelhantes. Eles querem o poder, mesmo que tenham de atacar um possível aliado. Hitler fez o mesmo.

A ideologia é muito próxima; os métodos de liquidar a oposição são quase idênticos; as economias seguiam o mesmo princípio, as liberdades são esmagadas nos dois regimes, ambos eram totalitários... por que diabos o nazismo seria de extrema-direita, se ele é tão, tão semelhante ao comunismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário